Nossa Missão

Criar roupas de qualidade estética, material e ergonômica que assegurem liberdade e conforto para amamentar em todos os lugares e em qualquer ocasião com discrição e tranqüilidade à mãe, garantindo qualidade de mamada para o bebê - CONTATO: atendimento@criandogente.com.br OU 55(11)9.7201.7520

Bebê com Síndrome de Down pode e deve ser amamentado!

O esforço vale a pena!


  A amamentação materna é um cuidado importante durante os primeiros meses de vida de um bebê, com ou sem síndrome de Down. No caso de recém-nascidos com a síndrome, muitas vezes é necessário que a mãe insista um pouco mais até que a criança consiga mamar no peito, mas o esforço vale a pena!


 Amamentar bebês com Síndrome de Down é o principal passo para que se estimule corretamente a musculatura bucal e facial. Pela hipotonia generalizada o aleitamento materno é o que de melhor pode existir, tanto como nutrição como trabalho muscular. O objetivo é que se oriente as mães quanto aos benefícios do aleitamento materno para a melhora da tonicidade muscular dos lábios, boca, língua e toda musculatura de cabeça e pescoço, importantes para o desenvolvimento das arcadas dentárias e da linguagem. É importante que as mães observem o vedamento labial na "pega" do bico do peito. Se os lábios estiverem invertidos deve-se orienta-las para que ajudem seus bebês e com delicadeza coloquem os lábios corretamente no peito. Algumas vezes é necessário que se estimule a sucção e para isso os bebês devem estar bem despertos e como o mínimo de roupa possível, a mãe deve acariciar os lábios e bochechas do bebê e se necessário gotejar leite do seio em seu dedo mínimo, colocando na língua do bebe até que ele comece a sugar para em seguida colocá-lo para mamar. Em geral os bebês ao nascer são submetidos a cirurgias e afastados das mães, o que pode levá-los ao desmame precoce, outras vezes a condição emocional da mãe impede que se faça uma amamentação adequada. Respeitando os motivos da não amamentação é importante saber que é possível se relactar. O método da relactação consiste em se colocar a ponta de uma sonda num copo ou seringa com leite (o ideal é que seja o da própria mãe, não sendo possível, pode-se usar um substituto) e a outra ponta da sonda no bico do peito da mãe. 

A Amamentação Propicia Benefícios Especiais:


- Protege contra infecções e problemas gastrointestinais: bebês com SD são mais propensos as infecções respiratórias e constipação, cólicas, regurgitação ou refluxo gastroesofágico. O Leite Humano provê imunidade e é de fácil digestão.
- Estimula a coordenação oral para sucção e deglutição: o ato de mamar ao seio ajuda estes bebês a fortalecerem sua estrutura oro-facial, que facilitará o desenvolvimento da linguagem posteriormente.
- Estimulação extra: o maior contato pele-a-pele propiciado automaticamente pelo aleitamento natural dá ao lactente estímulos sensoriais que possibilitam alcançar mais plenamente suas potencialidades.
- Proximidade entre o binômio: a amamentação, quando está indo bem, pode estreitar o apego entre a mãe e seu filho, sendo fonte de prazer mútuos. O recém nascido (RN) precisa de colo, aconchego e sua mãe precisa senti-lo, vincular-se e "readotá-lo". Estes contatos íntimos que só a amamentação propicia é o melhor começo para a vida de ambos.
- Realçando as habilidades maternais: a capacidade da mulher de alimentar seu bebê por si própria aumenta sua auto-estima. Você sendo persuadida e encorajada a sentir-se com conhecimento pleno para cuidar de seu filho, isto é algo que vai servir para toda sua vida.

Melhor posição na hora da amamentação

Quando colocar o RN para mamar, certifique-se que ele está bem posicionado. Ele precisa gastar toda a sua energia para a sucção e não pode desperdiçá-la para sustentar a sua cabeçinha o para manter seu corpo para o alto a fim de alcançar o seu peito. Travesseiros, almofadas e poltronas com braços e apoio para os pés ajudam a pega ideal e mantê-lo numa posição horizontal em relação a você. Tudo isto faz ele mamar melhor e com menos esforço.
Evitando Engasgar e Sufocar
Eles têm maior tendência a engolir com dificuldades e de se "afogarem" por causa do baixo tônus muscular e suas vias aéreas ficam desprotegidas ao deglutirem. Se isto for um problema, você tem que tentar colocá-lo numa posição onde o pescoço e a garganta dele fiquem mais altas do que seu mamilo. Usando as seguintes posições:
* Adicione mais um travesseiro sob o bebê e incline-se ligeiramente para trás de modo que seu peito esteja num angulo para cima.
* Apoie-se numa cadeira de balanço com seus pés sobre uma almofada ou banqueta, fazendo com que seus joelhos fiquem para cima.
* Deite-se com ele ao seu lado com uma toalha de banho dobrada abaixo dele, de forma que o rosto dele esteja ligeiramente angulado para baixo em relação ao seu mamilo.
Um procedimento que deve acontecer com todos os lactentes ao serem colocados para mamar, é que sua boca tem que estar bem aberta para abocanhar o mamilo e parte da areola. Às vezes é necessário abaixarmos sua mandíbula (maxilar inferior) com as nossas mãos, nas primeiras semanas, nos bebês com baixo tônus muscular.
Alguns lactentes insistem em ficar com a língua suspensa, e devemos exercitá-los a pôr a língua para baixo.

Você pode amamentar ! 



Fonte: Aleitamento.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário